quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Jantar de Natal

Pedimos desculpa pelo atraso neste post, mas só agora houveram mais do que 2 segundos entre a nossa agitada vida estudantil e aquilo a que obriga o 3º Direito.

O atraso agrava-se ainda mais quando se pensa que o dia 14 já lá vai há tanto tempo (9 dias, essa imensidão). Falamos nesta data porque foi a 14/12/2010 que se realizou mais um dos tradicionais jantares de Natal do 3º Direito, com direito à mais do que óbvia serenata às nossas queridas vizinhas, as residentes do lote 16 da Urbanização do Ferragial, mais conhecido como residência feminina.

Nunca a expressão "chamem a policia", imortalizada pelos enormes Trabalhadores do Comércio, fez tanto sentido, já que, como também é nossa tradição, a demonstração de talento vocal só terminou quando os agentes da "lei" e da "ordem" vieram intervir, defendendo o descanso das velhas senhoras que nada mais fazem do que ver novelas o que, tendo em conta o nível da produção nacional e os intrincados enredos que esta apresenta, é coisa para maçar uma pessoa.

Portugal precisa mesmo de saber quem foi que matou o António, o Luís, o Fernando, o Eça e o Cesário e tentar traze-los de volta à vida (o 1º não, que já se sabe quem foi e é o que menos falta faz, apesar de ter sido o que causou maior alarido), para ver se, em vez de termos segurança que protege o próprio corpo e serve os próprios interesses, passamos a ter segurança que protege o cidadão e o serve. Enfim, manias da malta nova...

Saudações académicas do 3º Direito. Boas Festas!!!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"Se não fosse o Rock 'N Roll, o que seria de mim..."

Já dizia Rui Veloso. O que seria de nós se não houvessem sitios em que a musica é mais do que sintetizadores e batidas? Para alguem jovem este é um pensamento antiquado, mas não posso deixar de concordar com quem diz que já nada é original. Tudo o que se faz hoje em dia são imitações ou, pior, versões de músicas de que toda a gente diz não gostar e não conhecer, mas que cantam e ao som das quais dançam alegremente entre um e outro disparo de canhão contra o fígado.

Seja ao som de misturas feitas à pressa de "Sweet Child O' Mine", "Money For Nothing" ou "Smells Like Teen Spirit", os exemplos mais flagrantes, toda a geração Y se move, em busca de momentos de descontracção e alegria.

Isto é um claro sinal de que o "good old R'N R" está bem e recomenda-se, mesmo que esta geração diga que não e que jamais poderá gostar de Rock. Somos felizes e não sabemos...

Saudações académicas do 3º Direito. ROCK ON MOTHERF***ERS!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

De stress em stress

Não consigo parar de pensar que há gente que não tem a mínima ideia da sorte que tem em estar onde está, isto é, em ser estudante universitário.

Digo isto porque, falando por mim, ao olhar para a turma em que estou só vejo gente que sofre durante aquele que devia ser o melhor período das suas vidas, aquele que será o último período em que se fazem verdadeiras amizades. Não será o mais visível dos sofrimentos nem o mais físico, mas é dos que mais custa a aguentar.

E custa sobretudo quando nos sentimos arrastados para ele por quem sofre, pela infindável pressão que é colocada em quem procura fazer aquilo que lhe compete sem atingir pontos de quase suicídio. Não quero com isto incentivar um boicote ao estudo e ao trabalho académico. Afinal de contas, estamos aqui para nos formarmos e para nos tornarmos pessoas melhores, que irão contribuir de forma real para o nosso país, senão para o nosso mundo. No entanto, atingir a quase loucura por uma classificação académica que vale o que vale não é, nem deve ser nunca considerada, a rota a seguir. Mais uma vez, isto não é uma forma de incentivar o boicote ao estudo, muito menos é essa a minha posição.

Saudações académicas do 3º Direito. Bom dia a todos!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Bem-vindos caloiros

Como é tradição da casa, as boas vindas à caloirada foram dadas com o ainda mais tradicional jantar de início de ano, ontem à noite no 3º Direito.

Sabemos que o ano ja começou há muito, mas a nossa vida nao é isto, somos gente que estuda!

Escusado será dizer que os benvindos tiveram um presente nesta noite tão especial para eles: a honra de lavar toda a loiça usada na refeição, incluindo a usada para a preparar.

E pronto, mais notícias virão deste espaço em que não está quem quer, está quem pode, na altura considerada mais oportuna pelos residentes. Bom dia a todos!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Hino do 3º Direito (Bryan Adams - Summer Of '69)

Foi logo no primeiro dia
Em que lá pus os pés
Que percebi que era algo
Que ia por a minha vida em revés

Éramos jovens inconscientes
Sabíamos que ia custar
Com a força uns dos outros
Todos conseguimos aguentar

E quando olho p’ra trás
Aqueles anos foram uma vida
Mal eu sabia que era
Uma viagem com bilhete só de ida
Foram os melhores anos da minha vida

De que serve lamentar
Aquilo que correu mal?
Se todas as partes boas
Tornam o mito real?

Entre o fado e a guitarrada
Havia tempo para tudo
E até em tempos de loucura
Havia tempo para o estudo!
Na melhor casa deste mundo!

Oh yeah!
3º Direito do Ferragial
Oooooh!
Tentava-se matar o tempo
Cantando quando dava a coisa no momento
A amizade fica p’ra sempre!
P’ra sempre!
Oh!

E quando a vida andar
E olharmos para trás
O simples pensamento
É algo que a todos nós apraz

De que serve lamentar
Aquilo que correu mal?
Se todas as partes boas
Tornam o mito real?
Do 3º Direito do Ferragial!

Oh yeah!
Nós somos manos no Ferragial
Oh-oh
3º Direito do Ferragial
Oh yeah!
P’ra sempre manos no Ferragial!
Ooooh!
É o 3º
Direito
Do Ferragial

Onde é que paramos

Nesse alegre fim do mundo que é Faro, junto do sítio mais "seguro" da cidade (junto da esquadra da PSP), aí estamos nós, os residentes do 3º Direito da Residência Universitária do Ferragial, naquele que é mais do que um apartamento, é uma forma de estar no mundo.

É por aqui que podem ver o que se passa no local onde todos querem estar, mas onde só os seleccionados entram, com o conteúdo a ser divulgado consoante a disponibilidade dos residentes.

Bom dia a todos!